Momento de reflexão: DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO: a missão do servo sofredor
Deus nos quer confiantes e firmes
“Ele chama o povo que sofre, demonstra sua presença amiga e lhe dá força e consolo. Garante-lhe a volta à terra da paz e da liberdade. É o que meditamos na primeira leitura.
“Deus conta com as pessoas que se sentem fracas e injustiçadas. Enche-as de confiança e firmeza. São suas servas na construção de um mundo novo. Para isso, dá-lhes ouvido e coração de discípulos. Alimenta-as diariamente com sua Palavra. “Como servos de Deus, mesmo no meio de dificuldades e sofrimentos, somos chamados a erguer a cabeça e encorajar os que estão abatidos e sem esperança. Deus nos sustenta com a Palavra e com a Eucaristia na caminhada para uma nova terra.
“Jesus é o Servo de Deus que se entrega para a vida do mundo. O domingo de Ramos é o início da caminhada de Jesus, em sua entrega total pela causa da vida plena de toda a humanidade.
“Entra em Jerusalém, aclamado pelo povo. É perseguido, aprisionado e condenado pelos que não aceitam sua proposta de amor. Permanece firme como Servo de Deus e do povo. Sua fidelidade nos trouxe a salvação.
“Nesta Semana Santa, ao acompanhá-lo em seu caminho de sofrimento e morte, somos convidados a rever se estamos sendo fiéis à sua proposta. Ele nos preveniu: ‘Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e me siga’ (Mateus 16, 24).
“Jesus se fez o último para elevar todos. Com liberdade, escolheu a condição de Servo, denunciando toda forma de dominação. No mundo em que vivemos, alguns procuram concentrar o poder e os bens, rompendo com os princípios da igualdade, da justiça e da fraternidade.
“Nós, como discípulos missionários do Senhor, recebemos a missão de denunciar todas as situações que prejudicam a vida e escolhemos o serviço mútuo como caminho de transformação do mundo”.