Nossa Padroeira

Nossa Senhora de Fátima

Instituição da Festa: 13 de Maio de 1946
Festa Litúrgica: 13 de maio

Os pastorinhoss

O anjo de Portugal

A imagem de Nossa Senhora na capela das aparições

Nossa Senhora de Fátima  é uma das invocações marianas à Virgem Maria que surgiu depois das aparições de Nossa Senhora a três pastorinhos na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, no ano de 1917. O seu principal local de devoção é o Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade com o mesmo nome, no concelho de Ourém, em Portugal.

Em 1917, Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto, afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro, tendo, no mês de agosto  a aparição mariana ocorrido excecionalmente no dia 19 e no povoado de Valinhos, também da freguesia de Fátima.

Já no ano anterior, em 1916, em  Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em Aljustrel.

Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora do lugar onde apascentavam as ovelhas, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira – onde agora se encontra a Capelinha das Aparições –, uma “Senhora mais brilhante que o sol”.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo lugar, na Cova da Iria, no dia 13 dos cinco meses seguintes, sempre à mesma hora. As três crianças assistiram, então, a mais aparições no mesmo local a 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a cerca de 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do concelho no anterior dia 13 de agosto.

A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito aos pastorinhos: “Eu sou a Senhora do Rosário” e teria pedido que fizessem ali uma capela em Sua honra, conhecida hoje como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do Sol, o qual fora prometido às três crianças nas aparições de julho e de setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, pôde fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo, depois, vir precipitar-se sobre a Terra. Tal fenômeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por algumas distantes do lugar da aparição