Nossa História

História da Paróquia

Data de criação: 23 de Maio de 2006
Data de instalação: 30 de julho de 2006

Primeira festa da padroeira em 1989.

Festa da padroeira em 1996, já iniciada a construção da Matriz.

Construção da Capela Nossa Senhora Auxiliadora, no Telespark, década de 1980.

Desmembrada da Paróquia São Benedito, Alto da Ponte, em 1º de fevereiro de 2005 e instalada em 30 de julho de 2006, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Altos de Santana, região norte da cidade, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima é composta pelos bairros de Jardim Altos de Santana, Jardim Telespark, Vila Dirce, Vila Unidos, Jardim Minas Gerais e pelas comunidades rurais do Petybon, Olaria, Jaguari, Vertentes do Jaguari e Represa.

Foi na época do Monsenhor Antônio Castro e Silva, pároco da paróquia São Benedito, que a comunidade ganhou sua primeira capela, a da Vila Dirce, que começou a ser construída em 1966. Dedicada a São Sebastião, padroeiro da Vila Dirce, esta pequena capela precisou ser ampliada e uma nova construção foi iniciada em 1987, pelo então Pe. Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento (Beto).  

Depois o Pe. José Rubens Franco Bonafé comprou o terreno onde mais tarde foi construída a Igreja Nossa Senhora de Fátima, sede da Paróquia. Em meados dos anos 1980, como a chegada do Padre Beto a comunidade ganhou mais impulso e cresceu com o surgimento da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Telespark. Pe. Beto, que conduziu a comunidade por 13 anos, foi decisivo para a construção da igreja do Altos de Santana. 

Pe. Wagner Rodolfo da Silva foi um grande colaborador nesse processo de crescimento, trazendo para cá a Semana Santa e Corpus Christi – antes centralizados no Alto da Ponte. Os padres Rogério Augusto das Neves e Paulo Renato F. G. de Campos, que vieram após a morte do Pe. Wagner (morto em setembro de 2003), depois de alguns anos apresentaram à comunidade paroquial de São Benedito o projeto de desmembramento da comunidade do Altos de Santana com mais sete comunidades. Logo depois surgiu a comunidade do Piquita (atual vertentes do Jaguari). 

Depois de muito trabalho no processo de transição para desmembramento, no dia 13 de fevereiro de 2005, com missa presidida por Dom Moacir Silva, foi criada a quase-paróquia Nossa Senhora de Fátima sendo nomeado como quase-pároco o Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos. A instalação da Paróquia aconteceu no dia 30 de julho de 2006, às 16h30, tendo com primeiro pároco o Pe. Edinei Evaldo Batista.

Padre Edinei Evaldo Batista – 30 de julho de 2006 a 6 de fevereiro de 2011 

Padre Thiago Domiciano Dias –  8 de fevereiro de 2011 a 4 de fevereiro de 2018 

Pe. Marcio Roberto Pereira Campos – 15 de fevereiro de 2018 a 16 de fevereiro de 2020