Sínodo: parte 5

Sínodo: todos nós temos Autoridade

Por: Gabriel Arcanjo Nogueira, jornalista

Nesta parte da sua fala, Radcliffe lançou o desafio para sermos sacerdotes, profetas e reis, a exemplo de Cristo, nosso modelo.
O sacerdote disse aos sinodais o que vale para nós. Há de se ter “AUTORIDADE. Não pode haver conversa frutífera entre nós, a menos que reconheçamos que cada um de nós fala com autoridade. Todos somos batizados em Cristo: sacerdote, profeta e rei. A Comissão Teológica Internacional sobre o sensus fidei cita São João: ‘Vós recebestes a unção do Santo, e todos vós tendes conhecimento’. ‘Quanto a vós, a unção que recebestes de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; […] A sua unção vos ensina tudo’ (1.a carta de João 2:20, 27)”.
Temos de nos empenhar para impedir que vozes autoritárias, ditatoriais ocupem esse espaço.
O sacerdote entende que “leigos ficaram surpresos ao descobrir que, pela primeira vez, estavam sendo ouvidos, como que. questionando a sua própria autoridade. Mas não são apenas os leigos que carecem de autoridade. Toda a Igreja é afetada por uma crise de autoridade. Nosso mundo inteiro está passando por uma crise de autoridade”.
O teólogo desafiou: “Se a Igreja (como um todo) realmente se torna uma comunidade de doação mútua de poderes, então falaremos com a autoridade do Senhor. Tornar-se tal Igreja será doloroso e belo. Isto é o que aprofundaremos na última meditação”.

 

Fonte: Vatican News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *