Sínodo: o Espírito da verdade é nossa força
Por: Gabriel Arcanjo Nogueira, jornalista
Na última parte de suas abalizadas considerações aos sinodais, o teólogo ponderou: “Os discípulos veem a glória do Senhor e o testemunho de Moisés e Elias. Agora eles encontram coragem para descer da montanha e seguir em direção a Jerusalém.
“No evangelho de Lucas 9, 51 – 56 os vemos no caminho. Eles encontram os samaritanos que se opõem a eles porque se dirigem para Jerusalém. A reação imediata dos discípulos é enviar fogo do céu e destruí-los.
“Na verdade, eles acabaram de ver Elias, e foi isso que ele fez com os profetas de Baal! Mas o Senhor os repreende. Eles ainda não entenderam o caminho ao qual o Senhor os está conduzindo”.
Radcliffe acentuou que “o Senhor nos convida a banir impulsos destrutivos desse nosso encontro. Raiva generalizada surge do medo, mas não devemos ter medo. O Senhor prometeu o Espírito Santo, que nos guiará em toda a verdade. Na noite anterior à sua morte, Jesus disse: ‘Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir” (João 16, 12 – 13).
Concluindo, o teólogo convida-nos todos para ter “certeza de uma coisa: o Espírito da verdade está a guiar-nos para toda a verdade. Mas não será fácil”. E reforça o aviso de Jesus aos seus discípulos: ‘Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora’ “.
Fonte: Vatican News