Sexta-feira da Paixão do Senhor

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR: Jesus, o servo de Deus

Fiquemos atentos às leituras desta celebração: a primeira é do profeta Isaías 52, 13 – 53, 12; a segunda é da 2a. carta aos hebreus 4, 14 – 16; 5, 7 – 9; e o Evangelho é o de João 18, 1 – 19, 42.

TEMOS DE SER SOLIDÁRIOS – “A morte de Jesus foi consequência de sua fidelidade ao amor a Deus e ao próximo. Sua opção pela luz da verdade e da justiça não agradou aos que preferiam as trevas do egoísmo, da mentira e da dominação.
“Não é fácil entender a proposta de Jesus e aderir a ela. Judas preferiu unir-se aos interesses dos chefes de Jerusalém; Pedro o negou por três vezes…

 

“Também hoje existem maneiras diversas de trair e negar Jesus. Houve, porém, pessoas solidárias com Jesus, como as mulheres e o discípulo amado; também José de Arimateia e Nicodemos…
“Somos chamados a seguir Jesus mediante a renúncia ao egoísmo e o amor vivido cotidianamente. Podemos ser-lhe solidários: ele se identifica com os pobres e sofredores.

SEM VINGANÇA E VIOLÊNCIA – “Jesus é o Servo de Deus que se ofereceu em sacrifício pela vida da humanidade. Assumiu a condição humana, foi incompreendido e desprezado, perseguido e condenado; ‘como cordeiro, foi levado ao matadouro’, porém não usou de vingança nem de violência nenhuma.
“Como ‘Servo sofredor’, carregou nossas dores e expiou nossas faltas. Foi obediente ao Pai até o fim. Pela sua vida e pela sua morte, Jesus tornou-se ‘o caminho, a verdade e a vida’.
“É importante que nos questionemos a respeito das ‘fidelidades’ que estamos assumindo em nossa vida: elas são coerentes com a proposta de Jesus ou preferimos o caminho das comodidades e da indiferença diante dos problemas que afetam a vida do ser humano hoje?
“Lembrar especialmente o problema da fome, apontado pela Campanha da Fraternidade 2023.

ELE É O NOSSO MEDIADOR – “Jesus é nosso mediador junto ao Pai. Ele nos entende perfeitamente, porque assumiu em seu próprio corpo os limites e fraquezas humanas. Ele se fez nosso irmão. Acolhe com ternura e misericórdia toda pessoa que a ele se dirige. É fonte de todas as graças. Dele podemos nos aproximar sem medo, com toda fé e confiança, na certeza do perdão, da ajuda em nossas necessidades e da garantia de vida eterna”.
__
Fonte: “Vida Pastoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *